POR: LARRY REDON
Durante muito tempo o SBT vinha tentando emplacar várias
novelas sem sucesso e não percebia que não fazia sucesso exatamente por ser
algo que as outras emissoras já forneciam e que o telespectador estava cansado
de ver. Carrossel não apresenta nada de espetacular, mas mexe com todos por ser
algo que está ligado ao lúdico, ou seja, com aquilo que todos os homens fizeram
na infância e que não tem coragem de voltar a fazê-lo por mera timidez ou medo
de se mostrar ridículo.
Hoje, o SBT já começa a incomodar a sua principal
concorrente, a Record, que embora tenha alguns dos melhores autores em seu “casting”,
ainda não sabe valorizar a equipe e sua teledramaturgia, preferindo copiar a
Globo e impedindo seus autores de nos surpreender.
Apesar do sucesso de “Carrossel”, sabemos que o SBT não
costuma valorizar também sua teledramaturgia, pois na década de 90, quando
novelas como Éramos Seis e Os Ossos do Barão faziam sucesso, a emissora
simplesmente deixou de movimentar o seu departamento de teledramaturgia,
perdendo assim toda a audiência conquistada pelos profissionais das
telenovelas.
O sucesso atual de “Carrossel” deve fazer o SBT repensar o
seu plano de ação ao produzir uma novela. Neste momento, a emissora já deveria
pensar em comprar novelas como “Chispita”, Vovô e Eu, Chiquititas, dentre
outras infantis que fizeram sucesso no passado.
Não vou aqui nem questionar a qualidade do texto que está no
ar, mas vê-lo como uma alternativa agradável para que crianças possam trocar de
canal e vê algo “menos” agressivo para elas! Carrossel é um novo cardápio para
crianças e adultos que queiram revisitar a infância, então: “Embarque neste
carrossel!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
tv, novelas, famosos, literatura, poesia, contos, religião, adolescência, educação.