domingo, 24 de fevereiro de 2013

OS DESAFIOS DA RÁDIO NA ESCOLA




Autor: Larry Redon

A Rádio na escola constitui uma ferramenta útil para professores e alunos dialogarem com o universo da comunicação, pois permite a ambos explorarem todas as formas que a palavra pode assumir em situações práticas de comunicação, além de fomentar discussões sobre o universo particular do educando ou de toda problemática social que o atinge direta ou indiretamente.
Porém, como a presença da rádio ainda é relativamente recente no universo escolar, muitos professores têm receio de assumirem responsabilidades diante desta “velha-nova” tecnologia  e criam barreiras que podem ser solucionadas com simples diálogos com os colegas de áreas diversas, pois a função do professor neste processo não é dominar as técnicas do radialismo (ele até pode!), mas o primordial é que junto aos seus alunos criem conteúdos significativos para serem explorados neste universo.
O Profissional de Educação atuará pedagogicamente junto aos alunos, direcionando-os, de forma que suas produções não visem apenas ao ato comunicativo sem pretensões educativas. O que isso significa? Significa que a prática da rádio na escola deve considerar a “imaturidade  estética” dos alunos e até aceitá-la num primeiro momento, mas esta “imaturidade” deverá ser um fio que  será tecido para novas compreensões acerca da função social da comunicação na escola.
Neste processo de compreensão, cabe ao professor discutir na sala de aula a intencionalidade dos conteúdos criados pelos alunos, além de apresentar-lhes modelos de conteúdos que ao invés de deixá-los presos, possam fazê-los dialogar com a diversidade de gêneros, cujas funções sociais são diversas.
Diante deste cenário, o professor de Língua Portuguesa pode se tornar escritor num primeiro momento, permitindo que seus alunos trabalhem na revisão de seu texto, para depois, num segundo momento, transformá-los em escritores-criadores de suas próprias histórias. Dialogando com o professor de Artes, estas histórias poderão ganhar mais vida ao usarem objetos que poderão simbolizar fenômenos da natureza, sons do cotidiano. O professor de História poderá contribuir mostrando aos alunos o contexto, a problemática social, geradora de conflitos nas histórias criadas pelos alunos, dando-lhes a oportunidade reformular o texto, acrescentando expressões da época.
Sendo assim, podemos perceber que a implantação da rádio na escola é necessária para garantir uma aprendizagem mais “palatável” aos nossos alunos, entretanto, sabemos que tal implantação não será plena num primeiro momento, pois o grande entrava não é apenas o receio do profissional de educação em participar ou se permiti a aprender sobre este universo tecnológico, mas o cruel cenário educacional que transformou o professor em operários, em máquinas, servidoras de muitos senhores: Estados, Municípios e a seres descompromissados com a educação, que reduzem profissionais a manipuladores de papeis! Eis, alguns dos grandes entraves para que a rádio funcione de forma plena na escola!


 Imagem: Divulgação Web.

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