quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A televisão brasileira entrou para a terceira idade!


Por: Larry Redon
Nesta semana a televisão brasileira completou 60 anos de vida, mas o que podemos refletir sobre este meio de comunicação que começou modestamente no Brasil e hoje em dia se tornou um grande negócio para os empresários, que sugam o talento dos artistas e os deixam ao deus-dará?
Nestes 60 anos muitas coisas aconteceram. A televisão que começou numa época onde os artistas sofriam preconceito simplesmente por serem artistas e  que iam para o vídeo não apenas pelo dinheiro, mas pela paixão à arte, tornou-se um "balaio de gato", onde qualquer um pode entrar!
Muitos artistas que fizeram a televisão acontecer, como o saudoso Cassiano Gabus Mendes, já partiram para o "andar de cima" e alguns que ainda não partiram estão impedidos de voltar ao vídeo porque os produtores de televisão não têm memória.
Apesar de tudo isso, temos muito  que comemorar, pois a televisão em seu tempo áureo nos legou boas memórias de pessoas que sabiam fazer televisão e tinha uma grande sede em criar.
Aqui vale  lembrar na área da teledramaturgia da grande Ivani Ribeiro, Geraldo Vietri, Janete Clair, nomes importantes que nos contaram grandes histórias através de suas novelas nestes 60 anos.
Também temos que lembrar de Lauro César Muniz com o seu "Casarão", Gilberto Braga com sua "Vale Tudo", Aguinaldo Silva com seus personagens marcantes do seu realismo fantástico, Glória Perez com sua propaganda social e tantos outros que enriqueceram nossa televisão com os seus talentos.
Nossos artistas na área da interpretação também deram um "show"! Como esquecer da Viúva Porcina, vivida pela querida Regina Duarte, da incrível Perpétua interpretada pela maravilhosa Joana Fomm, da dona Lola vivida pela querida Irene Ravache em "Éramos Seis"?
E os novos artistas que se destacaram, buscando sempre se aperfeiçoarem no momento em que a televisão brasileira passa por uma crise de talentos? Aqui vale a pena lembrar de Selton Mello, Mateus Solano, Eriberto Leão, Juliana Paes, Giovanna Antonelli e muita gente boa que faz a televisão brasileira não perder o brilho.
Ficaria horas escrevendo sobre tanta gente maravilhosa que nos brindou ao longo desta trajetória com seu talento, mas em homenagem a todas estas feras, basta citar dois nomes que estava lá na festa de estréia da TV há 60 anos: Lima Duarte, provavelmente o único ator vivo daquela época e a talentosa e pouco valorizada na televisão de hoje, Lolita Rodrigues que cantou o hino da televisão brasileira.
Não podemos esquecer também da danadinha da Hebe que fugiu da festa e entregou a responsabilidade de cantar para Lolita Rodrigues e lembrar destas duas, vem à memória um terceira: a cômica e saudosa Nair Belo!
Parabéns a todos! Mas quem merece ser aplaudida também é a querida Vida Alves, a mocinha que deu o primeiro beijo na TV e hoje luta para preservar a memória da Televisão Brasileira! Não sabemos como será a televisão nos próximos anos, mas que venha cada vez mais talento, pois queremos aplaudi-los!

Imagens: divulgação web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tv, novelas, famosos, literatura, poesia, contos, religião, adolescência, educação.