quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Band, a emissora que se recusa a crescer!


Por: Larry Redon
 A década de noventa foi um ano de expectativas para o público da Band, pois a emissora havia contratado autores e artistas da Rede Globo para voltar a produzir telenovelas, mas como já havia acontecido outras vezes, tudo não passou de empolgação. Em 1996, a autora Ana Maria Moretzsohn foi convocada para escrever sua primeira novela na emissora e com ela veio um grande elenco.
A autora escreveu a novela “Perdidos de Amor”, que tinha como protagonistas os atores Cláudio Lins e Christine Fernandes, que vinham de um grande sucesso de Manoel Carlos, a novela  “História de Amor”, porém apesar de ser uma grande novela, com um elenco impecável, a emissora não conseguiu se firmar na teledramaturgia.
Depois de “Perdidos de Amor”, a TV Bandeirantes ainda produziu mais duas novelas de Ana Maria, “Serras Azuis” e “Meu Pé de Laranja Lima”, inspiradas em romances brasileiros, mas apesar de serem grandes textos, a emissora nunca as reprisou, preferindo exibir “enlatados” em suas tardes.
Uma emissora tradicional como a TV Bandeirantes, já deveria estar entre as emissoras mais vistas do Brasil, porém sempre amargou o terceiro e às vezes o quarto lugar em audiência e isso se deve a inconstância de sua programação.
A Rede Bandeirantes poucas vezes conseguiu fazer uma programação uniforme, sempre fez alguns programas de sucesso, mas logo acaba perdendo a audiência, pois não consegue aproveitar o momento de sucesso para lançar novos programas. Isso sempre aconteceu com as novelas da emissora, que quando está conseguindo o sucesso tem sua produção demitida.
Benedito Ruy Barbosa foi um dos autores que conseguiu elevar a audiência da emissora, com a novela “Os Imigrantes”, que se tivesse sucessora teria feito da Band uma grande produtora de novelas.
Depois da Globo e Manchete, a Band foi a emissora que mais produziu novelas de qualidade, mas infelizmente a emissora não entende que novelas mesmo quando não tem grande audiência, dá prestígio a uma emissora.
Com um acervo enorme de teledramaturgia, a Bandeirantes deveria aproveitar para reprisar suas novelas, pois foram grandes obras e ninguém entende porque com tantas obras arquivadas a emissora foi comprar a novela “Tocaia Grande” da Rede Manchete para não exibi-la.
A novela “Tocaia Grande”, inspirada na obra de Jorge Amado, poderia aumentar a audiência da emissora, como aconteceu com a reprise de “Mandacaru”, se o diretor artístico tiver a sensatez de não apresentá-la em horário inconveniente.
Esperamos que em 2013, a Band reprise suas novelas e mais que isso, volte a apostar na teledramaturgia com mais audácia, lutando pelo segundo lugar de audiência, pois seu casting tem potencial para isso.
Está  na hora da Band aproveitar melhor o seu elenco! Adriane Galisteu já  deveria estar aos domingos concorrendo com as loiras do SBT e da Record!
Acorda Band! Uma emissora com sua tradição não pode mais se contentar com o terceiro ou quarto lugar de audiência! 

Imagens: divulgação web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tv, novelas, famosos, literatura, poesia, contos, religião, adolescência, educação.