domingo, 13 de janeiro de 2013

Salve, Jorge! Salve, Glória Perez!


Por: Larry Redon

Dizer aqui que a novela Salve Jorge não tem a audiência esperada pela Rede Globo em São Paulo é redundância, entretanto, dizer que não é sucesso é algo que precisa de uma compreensão mais profunda sobre o que é chamado de sucesso nos dias atuais.
Geralmente, por causa desta incompreensão, muitas pessoas competentes têm sido sacrificadas para atender a um público que acredita que fazer sucesso é atender a toda uma clientela que há muito perdeu o seu senso crítico.
A obra de Glória Perez talvez não seja aquilo que se chama de sucesso, que é entendido hoje como grande número de televisores ligados e de pessoas berrando pelas ruas e correndo desesperadas para assistir cenas inúteis que não alteram em nada suas vidas, só as faz permanecerem num mundo, cuja vida só pode ser vista de uma única maneira.
A trama de Glória é ousada tal como é a própria autora, que mergulha num universo de criminalidade para mostrar ao público aquilo que vem acontecendo não apenas no Brasil, mas no mundo e que necessita de uma solução urgente, pois é imperdoável, deixar tantas pessoas serem vítimas de tráfico humano, neste século, que muitos se orgulham de lutar pela diversidade, pelo respeito mútuo entre seres, pela integração definitiva da mulher em nossa sociedade e que estranhamente desconhecem e preferem ficar alheios a tamanha agressividade contra homens, mulheres e crianças.
Diante desta situação, a autora poderia simplesmente mudar a rota de sua novela! Seria muito fácil, criar novos vilões, excluir o núcleo turco, reduzi o elenco, mas se não o faz, talvez seja porque o grande prêmio da autora não esteja numa audiência cuja a qualidade vem se perdendo cada dia, mas na transformação que esta obra pode causar na vida de pessoas que sofrem como sua “Morena”.
A autora é uma das poucas que traz em suas produções discussões relevantes sobre os problemas de nossa sociedade e sua luta já nos trouxe grandes benefícios em outras novelas, portanto, ela sabe da importância do seu trabalho e sabe também que está atendendo a um grande desejo de uma parcela do público que acusa a Rede Globo de omissão diante de alguns assuntos, por isso, é momento de aplaudir esta grande mulher, que tem usado o horário nobre da Globo para discutir temas que raramente é visto de forma reflexiva na tela da Televisão Brasileira.
Convém aqui lembrar que em outros estados, a novela tem sido bem recebida e que talvez aqui em São Paulo, ela não alcance o “sucesso” como outras produções globais, mas cabe aqui reafirmar que a autora merece os nossos parabéns, não apenas pela temática polêmica, mas por resgatar alguns artistas que raramente aparecem em outras novelas, por não pertencerem às chamadas “panelinhas” dos produtores, portanto: Salve, Jorge! Salve, Glória Perez!

Imagens: Divulgação Web.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

tv, novelas, famosos, literatura, poesia, contos, religião, adolescência, educação.